Assistindo a todas as mudanças que têm vindo a ocorrer à nossa volta, algumas perguntas têm povoado a minha cabeça, quando mostram o que a tecnologia irá fazer por nós daqui a 15 anos....Frigorífico que fala? Carro que estaciona sozinho?
As máquinas ficam mais inteligentes, e nós?
A utilização dos recursos tecnológicos é um caminho sem volta. Às vezes, leva-se algum tempo para começar a dominá-los e muitas vezes cometemos vários erros.
E as escolas??? Como se preparam para os próximos 15 anos? E nós professores??
As escolas têm equipamentos, mas ainda somos verdadeiros recém-nascidos na maneira de utilizá-los. Para o domínio dessa tecnologia é preciso dispor de algumas horas, o problema é que durante período de tempo, novas tecnologias estão a ser desenvolvidas.
Com isso se exige do professor uma preparação e actualização, com o intuito de fornecer as ferramentas necessárias a motivar o aluno e ajudá-lo a produzir o seu conhecimento. O contacto com essas novidades amplia o horizonte dos educadores e apresenta com novas possibilidades pedagógicas.
As aulas expositivas, o papel, os trabalhos de campo, os trabalhos de laboratórios, as consultas na web, são recursos complementares, que devem ser utilizados de maneira integrada e inteligente. Exactamente o oposto do que se faz na educação convencional, que desperdiça o mais precioso de todos os recursos... o PROFESSOR, fazendo dele mero fornecedor de informações, quando deveria ser um organizador de situações de aprendizagem.
O que será daqui a 15 anos??? Eu não sei!! Só sei que, agora, os recursos tecnológicos devem ser utilizados como mais uma ferramenta eficiente na construção de conhecimentos, baseando-se em epistemologias que dêem primazia à acção do sujeito.
Neide Soares
Nenhum comentário:
Postar um comentário